27 de março de 2019

As gírias atuais mais usadas na internet

                             © Shutterstock Gírias da internet

Você tem um “bife”? Sua foto já “hitou”? O “date” está confirmado? Se você não tem a menor ideia do que significam essas expressões, certamente você não nasceu nos anos 1990 e muito menos depois dos anos 2000. Isso mesmo! As gírias atuais são basicamente criadas por uma garotada jovem que já nasceu com o tablet na mão e conectada 100% na internet. E como a cabeça dessa turma não para, a todo momento surgem novas expressões. Por isso, se liga nas mais usadas agora! Pode ser que amanhã ou depois de amanhã já tenham outras novas ou elas caiam em desuso, ok?! É o caso de “lacrou” (mandou bem) e “tombar” (chegar arrasando) que já tiveram o seu pico no passado.

Bife: sabe o “BFF”? Pois é, ele é uma abreviação de best friends forever (ou no português, melhores amigos para sempre). Mas os internautas brasileiros aportuguesaram essa expressão para “bife”. Exemplo: “você é meu bife!”.

Hitar: vem do inglês “hit”, que significa sucesso. É muito usada para algo que está bombando nas redes sociais. Exemplo: “aquela foto hitou no Instagram!”.

Date: outra expressão do inglês que é usada para dizer que marcou o encontro com alguém. Exemplo: “hoje eu tenho um date com o boy!”.

Boy: e por falar em boy, a gíria serve para dizer sobre o homem por quem está interessado(a) ou envolvido(a) amorosamente. Exemplo: “meu boy quer ir ao barzinho hoje!”.

Crush: também do inglês, indica a pessoa por quem você tem uma queda. Exemplo: “ela tem um crush por você!”.

Gado: é o famoso “pau mandado”. Aquela pessoa que faz tudo o que os outros mandam e é super submissa. Exemplo: “ele não tem opinião, faz tudo o que o chefe quer. É gado demais!”.

Flodar: é aquele amigo ou conhecido que posta em excesso nas redes sociais, ou seja, publica muuuito. Exemplo: “saiu o clipe da Preta Gil. Se preparem porque hoje eu vou flodar!”.

Flopar: do inglês, “flop” (cair, despencar), não fazer sucesso. Exemplo: “o clipe da Lady Gaga flopou!”.

MEC: das gírias cariocas, a expressão é usada para algo tranquilo, suave, de boa. Exemplo: “fica MEC aí, garoto!”.

Sextou: gíria usada para dizer que a tão esperada sexta-feira chegou. Exemplo: “uhulll, #sextou!”.

SLC: abreviação de “sê é louco” ou “você é louco”, usado normalmente para espanto, surpresa ou negação. Exemplo: “- vamos no shopping domingo?” – Slc, vai tá lotado!”.

Sapão: pessoa bonita e que todos cobiçam. Exemplo: “olha esse boy, que sapão!”.

Tá na Disney: é o clássico e antigo “viajando na maionese”, quando a pessoa está enganada. Exemplo: “minha mãe tá na Disney que eu vou chegar cedo em casa!”.