28 de março de 2019

Ratinho Junior tem compromissos em Maringá na sexta-feira

De O Diário - O governador Carlos Massa Ratinho Junior cumpre compromissos em Maringá nesta sexta-feira onde participa das comemorações dos 47 anos de fundação da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep) e do lançamento da Expoingá 2019. O governador participaria em Mandaguari da assinatura para o início de obras de pavimentação em bairros daquela cidade, mas transferiu o evento para a reunião da Amusep.

O prefeito de Mandaguari, Romualdo Batista, esclarece que mesmo sem a presença do governador na cidade, o governador vai assinar a ordem de serviço para as obras de pavimentação e infraestrutura dos jardins Progresso, Cristina e Lorena. Na reunião com o governador serão deliberados R$ 2.662.660,00 para obras de pavimentação asfáltica, galerias pluviais, calçamento e sinalização vertical e horizontal nos bairros. O prefeito vai solicitar ainda a liberação de mais R$ 840 mil para outras obras de infraestrutura.
Ratinho Junior chega em Maringá no final da tarde, se reúne com prefeitos às 18 horas na sede da Amusep, associação que reúne os 30 municípios da região de Maringá. A partir das 20 horas no Parque de Exposições participa do lançamento da Expoingá, que será realizada de 9 a 19 de maio em Maringá.

O presidente da Amusep, Fábio Fumagali Vilhena de Paiva, prefeito de Atalaia, lembra que desde quando assumiu a associação no início do ano vem tentando agendar uma reunião com o governador. “Como o governador tem um compromisso em Maringá a noite conseguimos antecipar a vinda dele para a reunião em comemoração aos 47 anos da Amusep”.

Durante a reunião, adiantou o dirigente da entidade, será reservado um espaço para os prefeitos dos 30 municípios da região conversarem com o governador. “Vamos aproveitar para estabelecer um canal de comunicação permanente com o governador”, acrescenta Fábio Vilhena.

Pioneirismo

Em quase cinco décadas de existência a Amusep é uma referência do municipalismo nacional. Foi a primeira entidade do gênero a manter um Departamento de Engenharia e Arquitetura para prestar serviços aos municípios associados. Também foi pioneira na oferta de consultorias contábil e jurídicas para as prefeituras. Outra novidade adotada pela Amusep são as reuniões técnicas das áreas de Educação, Procuradoria Jurídica e Contabilidade.

Foi dentro da Amusep que surgiram também os consórcios públicos intermunicipais de saúde (Cisamusep) e o de gestão (Pró-Amusep). Duas importantes estruturas direcionadas para o atendimento das necessidades da população e das prefeituras nas respectivas áreas.

O Pró-Amusep além de proporcionar a redução de custos na compra de produtos, serviços e equipamentos, é responsável pela administração do Samu Norte Novo, que conta inclusive com um helicóptero para o transporte aéreo de pacientes em toda a região.