30 de abril de 2019

Governo do RJ quer que licitação para conjunto de presídios verticais saia até o meio do ano

Projeto de conjunto penal vertical — Foto: Secretaria de Infraestrutura e Obras
Com informações do G1 Globo / Reprodução: Sarandi em Dia
O Governo do Rio espera que a licitação para criar um conjunto de presídios verticais dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste da cidade, fique pronta já no primeiro semestre de 2019. A proposta, porém, é motivo de embates entre especialistas e servidores estaduais.
O plano de erguer um edifício no lugar de construções horizontais foi anunciado pelo governador Wilson Witzel em fevereiro deste ano. Na época, Witzel disse que o novo complexo penitenciário teria vagas para 5 mil presos e custaria R$ 80 milhões aos cofres públicos.

Durante audiência pública na sede da Defensoria Pública na última sexta-feira (26), no Centro, representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Obras apresentaram a proposta prevendo uma capacidade menor de presos: 3.456 lugares.

Também no encontro, modelos tridimensionais do novo conjunto penal proposto pelo estado foram exibidos pela 1ª vez ao público. O arquivo com as representações obtido pelo G1 mostra em detalhes como o governo espera que seja o prédio de dez andares em Bangu. VEJA MAIS: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/04/30/governo-do-rj-quer-que-licitacao-para-conjunto-de-presidios-verticais-saia-no-1o-semestre.ghtml