O aventureiro Fedor Konyukhov está se preparando para um de seus maiores desafios até agora: voar com um balão de ar quente até a estratosfera.
O padre ortodoxo russo, de 67 anos, alcançou os polos norte e sul, escalou o Monte Everest duas vezes, remou pelos oceanos Atlântico e Pacífico e deu a volta ao mundo navegando por quatro vezes.
Mas sua próxima aventura é especial, mesmo para seus padrões.Konyukhov tentará um recorde mundial de altitude viajando em um balão de ar quente.
Ele usará equipamentos projetados e construídos pela empresa Cameron Balloons — com sede em Bristol, na Inglaterra —, a mesma que o levou ao redor do mundo em um balão em tempo recorde em 2016.
© Getty Images
Ao decolar de um local no oeste da Austrália, Konyukhov tentará atingir 25 km de altitude (82 mil pés) — mais que o dobro da altura em que os aviões comerciais costumam voar.
Pelo plano, ele começará sua jornada até o fim desta semana.
Quem é Fedor Konyukhov?
Konyukhov nasceu em 1951, na costa do mar de Azov, na Ucrânia.
Foi ordenado sacerdote na Igreja Ortodoxa Ucraniana do Patriarcado de Moscou, em 2010.
Ele completou o Grand Slam dos Aventureiros, chegando aos polos norte e sul e alcançando os picos mais altos dos sete continentes.O padre é membro honorário da Academia de Artes da Rússia e produziu mais de 3 mil pinturas.Konyukhov, cujos patrocinadores de voo incluem a gigante russa do setor de energia Gazprom, diz que quer "voar alto o suficiente para ver a curvatura da Terra e observar a escuridão do cosmos".
O recorde atual foi estabelecido em 2005 pelo indiano Vijaypat Singhania, que subiu 21 km (69 mil pés) em outro balão fabricado pela Cameron.
O russo teve de adiar sua tentativa de recorde prevista para o início deste ano, depois de ter demorado mais do que o planejado para completar a primeira etapa dos 12 mil km de uma viagem solo ao redor do hemisfério sul em um barco a remo.
O balão necessário para a tentativa de quebrar o recorde em altas altitudes é o maior que já foi construído.
A parte inflável do balão Z-3.500, chamada de envelope, é feita de cerca de 9 km de tecido leve especial e — junto com a gôndola ou cápsula — terá 68m de altura, quando inflado.
Um envelope padrão para um balão esportivo tem cerca de 2.500 metros cúbicos de volume. Este tem impressionantes 100 mil metros cúbicos.