14 de janeiro de 2021

Saúde espera 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca no sábado

 

                                © Reprodução/Azul

O governo federal espera a chegada de 2 milhões de doses da vacina desenvolvida pela Oxford e AstraZeneca no sábado (16.jan.2021). Uma aeronave da Azul Linhas Aéreas decola na 5ª (14.jan) para a Índia, onde a carga estimada em 15 toneladas aguarda o transporte.

A importação foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) há 10 dias. A agência deve decidir no domingo (17.jan) se autoriza o uso emergencial da substância. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacinação começa em até 5 dias depois do aval da Anvisa.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, voltou a afirmar que a imunização começa em janeiro. “A vacina será distribuída simultaneamente em todos os estados na sua proporção de população e [será] grátis”, disse o ministro nesta 4ª feira.

Uma aeronave do modelo Aribus A330neo sai de Recife na 5ª feira (14.jan), às 23h. Voará sem escalas até Mumbai, na Índia.

Depois de carregar as duas milhões de doses, retorna para o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro. A chegada está prevista para 15h do sábado (16.jan).

Doses negociadas

Ao todo, o governo comprou 212,4 milhões de doses da vacina da AstraZeneca. Tirando as 2 milhões importadas da Índia, todas serão fabricadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Brasil.

A 1ª entrega da instituição está programada para fevereiro, mas a Fiocruz ainda não recebeu o princípio ativo da AstraZeneca para começar a produção.