29 de março de 2021

Ever Given, navio que bloqueia o Canal de Suez, volta a flutuar

                                    © Reprodução/Twitter Leth Agencies

Equipes que trabalham no Canal de Suez para desencalhar o Ever Given, navio da empresa Evergreen Marine que bloqueia o canal desde a última 3ª feira (23.mar), conseguiram liberar parcialmente a proa da embarcação na madrugada desta 2ª (29.mar.2021). A embarcação voltou a flutuar e, segundo a Autoridade do Canal de Suez, o trabalho agora é para endireitá-la.

A posição do navio foi reorientada 80% na direção certa”, disse o órgão. A popa navio se encontra a 102 metros de distância da margem. Quando encalhou, o intervalo era de 4 metros.

Foram dragados mais de 27.000 metros cúbicos de areia da parte da costa onde estava encalhada a proa do navio, liberando o leme e as hélices. Os trabalhos devem recomeçar às 11h30 locais (6h30 em Brasília), quando a maré estiver alta.

A navegação será retomada imediatamente depois da restauração completa da direção da embarcação e seu direcionamento para a área de espera do Grande Lago Amargo para inspeção técnica”, declarou a Autoridade do Canal de Suez.

Leth Agencies, agência que opera no canal, informou que há, no momento 367 embarcações aguardando a liberação.

O Ever Given é uma das maiores embarcações oceânicas do mundo. Tem 400 metros de comprimento e 200 mil toneladas de peso