30 de abril de 2019

Picos de criatividade acontecem aos 20 e aos 50 anos, diz estudo

Estudo mostra que picos de criatividade acontecem aos 20 e aos 50 anos — Foto: Alice Achterhof/Unsplash
Com informações do G1 Globo / Reprodução: Sarandi em Dia
Se você já se perguntou por que sua mente é fonte rica de novas ideias em seus 20 anos, pode ser que você esteja experimentando o primeiro de dois picos criativos de sua vida.
Uma nova pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, descobriu que, quando estamos na casa dos 20 anos, nossos cérebros se tornam um terreno fértil para inovação pela primeira vez - mas que há um segundo pico de criatividade na faixa dos 50 e poucos anos.
O estudo analisou a trajetória de ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, e observou que a maior parte dos que tiveram seus trabalhos mais marcantes no início de suas carreiras eram inovadores "conceituais", capazes de pensar fora dos parâmetros convencionais antes de serem demasiadamente influenciados por teorias vigentes e amplamente aceitas, segundo um dos autores do estudo, Bruce Weinberg.

Mas, segundo o estudo, há um outro tipo de criatividade, a dos inovadores "experimentais", que acumulam seu conhecimento ao longo da carreira e encontram novas formas de analisar e interpretar informações. Esses inovadores experimentais passam por períodos de erro e acerto - e levam bem mais tempo para chegar a "momentos eureca".
No caso dos cerca de 30 ganhadores do Nobel de Economia analisados, foi quando estavam na faixa dos 50 anos. VEJA MAIS EM: https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2019/04/30/picos-de-criatividade-acontecem-aos-20-e-aos-50-anos-diz-estudo.ghtml