28 de outubro de 2019

Caranguejos ficam em meio a óleo em manguezais afetados pelo desastre ambiental no litoral nordestino

                               foto:Clemente Coelho Júnior/Reprodução

o óleo que atingiu praias do Nordeste preocupa ambientalistas e estudiosos, pois invadiu estuários de rios e manguezais em Pernambuco. Um dos locais afetados é o Rio Massangana, no Cabo de Santo Agostinho, no Litoral Sul, onde um pesquisador fez imagens do impacto na área, um berçário natural rico em biodiversidade.o óleo invadiu a casa dos caranguejos, uma área de transição onde a água salgada do mar se mistura à água doce do rio. Com isso, estes passaram a encontrar, em vez de alimento, material tóxico.esde setembro, também foram afetados o Rio Persinunga e Rio Una (São José da Coroa Grande), Rio Maracaípe (Ipojuca), Rio Massangana (Cabo de Santo Agostinho), Rio Sirinhaém (Sirinhaém), Porto do Recife (Recife), Rio Paratibe (Paulista), Rio Doce (Olinda) e o Rio Jaguaribe e Canal de Santa Cruz (Ilha de Itamaracá).

As imagens dos caranguejos entre as raízes cobertas por óleo foram feitas pelo professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Pernambuco (UPE), Clemente Coelho Júnior. Segundo o pesquisador, o impacto no mangue é inestimável.

"Essas raízes são extremamente importantes para a árvore, são raízes respiratórias. Uma vez que são recobertas por óleo, ocorre o sufocamento dessas raízes, consequentemente prejudicando a árvore. Não existe protocolo, no mundo, de limpeza de óleo no mangue", disse o pesquisador.

Estima-se que em torno de 60% a 70% das espécies de importância econômica, utilizados na pesca, utilizam, em pelo menos uma fase da vida, os ambientes afetados pelo óleo. Segundo o pescador Sandro Francisco Barbosa, o problema tem afetado o sustento de quem vive do mar.

"Há mais de uma semana, praticamente 15 dias, que a gente não pesca. E o peixe que eu tenho em casa, ninguém quer comprar, porque está com suspeita de estar contaminado. E eu não estou nem querendo vender, porque não quero colocar em risco os meus clientes", contou.