1 de outubro de 2019

Premiada nacionalmente, atriz Nena Inoue apresenta em Maringá a peça Para não Morrer. É nesta terça

 
O Circuito Cultural, iniciativa do Sesi Cultura Paraná, traz a Maringá o espetáculo Para Não Morrer nesta terça-feira (1/10). A atriz, Nena Inoue, protagonista do espetáculo, recebeu o Prêmio Shell 2019 na categoria de melhor atriz.A peça, indicada ao Prêmio Troféu Gralha Azul e vários outros, tem dramaturgia de Francisco Mallmann, parceria de direção de Babaya e aborda temáticas feministas e femininas atreladas à questões históricas.

A montagem é idealizada pela própria Nena Inoue, a partir da obra “Mulheres”, do escritor Eduardo Galeano. Sozinha no palco, a atriz demonstra segurança e domínio sobre a plateia, para que a força da palavra traga um poderoso panorama sobre a mulher, principalmente a latinoamericana, e as violências a que ela está sujeita, sejam de ordem política, social ou histórica.

A atriz explora as imagens ancestrais que estão presentes no inconsciente coletivo, como a “grande mãe” e a “árvore da vida”. Inoue, Mallmann e a diretora Babaya Morais produzem um interessante estranhamento, de onde surge o insuspeito humor do espetáculo, que reforça a afirmação da dramaturgia de que há um tipo de resistência que é como a água que escorre delicadamente, mas difícil de represar.

A ideia é que a montagem convide o público a entender que a mulher deve ser uma protagonista de sua narrativa, fortalecendo sua resistência e emancipação, que infelizmente parecem não ser bem-vistas pela sociedade.